Transcrição da fala
Pessoas na conversa
A
B
C
D
E
A - Eu quero sabê o
que quessa mulhé fez aqui até: até o momento
B - Nah: ela
apresento:/ teve a apresentação daqueles.../ de dois grupos/ só dois grupos
apresentaram o trabalho
A - Vo:cês [forammmm/
C - [Inclusive...
teve um dos grupos que falo sobre a reportagem
B- [Não
a gent/
A – Da Adriane
[Galisteu [haha
B –
[Éa:
[haha
B- Só três grupos
apresentaram e o segundo [grup
A -
[Foi
bem de PMK esse [grupo ((cortando o turno anterior))
B -
[Não não PMK Não apresento [hoje
A -
[Quem
que apresento da: Driane Galisteu?
B – Fo:i o grupo d/
D – Da Adriane NÃO,
da:: [[da: da
B -
[[Da Carolina Dieckman
D – Da Carolina
Dieckman
C - Carolina Dieckman
A – A::h da Carolina
D/ A: qui nojo eu num agüento mais sá [mulhé
D –
[La ta mu:it/ la ta mu:ito descabel/
B -
[Porque?
Num aguenta [mais?
A -
[Quela FAIZ uma cara d SON-SA [pá: ficá falando
D – É minti::Ra aquilo
lá:: ((voz mais aguda)) ela: ela ontela cometeu um erro d portuguêis
horroro:so... [no no Jornal Nacional eu olhei assi:m... ((silêncio marcando
indignação))
A -
[hahahaha
C – Ta bo::m ((reação
initeligível por falta de vídeo mas incisiva))
D – Calm/ q queu já
consig lembrá
A – hahah
E – Fo horroroso i ele
num consegue LEMBRÁ:: ((termina a frase indignada em tom de zombaria, tom de
voz crescente do brave para o agudo))
D – É ela ta
fragiliza:da a bichihna nehe, sei lá((tom de ironia, zombaria))
A – É NÉ cum aquela
cara assi:m ((tom de ironia, possível demonstração facial)) Ta fragiliza::da
mu::ito fragilizada
D - hahahha
B – Ela foi exposta
A – FO:I ela expôs os
O::SSOS [dela porque meu deus ela tem uma CRATE:RA aqui assim ((possível
apontamento da área no corpo)) uma di cada lado
J -
[ela
falo qui... ela falo qui [os indivíduos... ela falo assim/ disse qui eles/ os
indivíduos foram pêgo
B -
[você viu cada foto?
A – Eu VI
B – hahahah
A – Eu vi pra mim fala
[q ela é FEIA q ela é::: MAGRICELA
C -
[ comé q c viu? ((tom de estranhamento)) se/ sec/ será q
A – Essas fotus são
ANTIGA NE purque agora ela ta [gorda ((tom de deboche))
B - [Nossa
((tom de indignação))
D – As fotos são sobre
o que?
A – NÃO essas fotos
ela ta parece uma pessoa ANORÉXICA... nessas fotos
D – Você viu as fotos?
A – Vi
J – O que você falo [q
tinha ai?
E -
[como c viu?
A -
[ELA... d tão MAGRA q ela era/ quando elá:/ ela tiro uma foto assim...
TINHA um BURA:CO aqui assim purque num tinha MASSA [muscular num tinha:((demonstração))
CARNE num tinha nada
E -
[e/ eu/ os mininos
[os mininos tentaram pegá: essa::/ essas imagi i [num cunsiguiru nada
D –
[(ela
peladona dava pavê us negoço lá)
A – SIM até
desenha:do, Ê: brincadera ((risadas no final)) NÃO tava cortadi:nho... tinha
umas q tava cortadinho otras tava/ cum gilete
D – como assim
cortadinho?
A – D/ assim ó... A::h o negóço taki né? [Aí tin/
C – Sim ((risadas))
B –
[O negóço ((risadas))
E – ((altas risadas))
J – [Di verdade (ininteligível)
A – [Tira/ tiru pêlu [daqui/ aki ta/ aki tassim o negocinhu [assim
C - [ah
num credito ((entre risadas))
C -
[(ininteligível)
A – O Pêlo aki assim
D – mi diguma coisa e apareceu ela fazendo sexo?
A – Não, apareceu só ela di biki:ni bejando um ca::Ra q num da pra vê
D – Quem fotografo issu ela mesmo?
A – Então tem umas q foi ela mesma foi/ a maioria foi ela, só essa do:
rapaz queu axu q num foi ela... E disseram q tem vídeo... [Num achei vídeo
C –
[Nussa cacete
A – Que qui TEM nesse vídeo? Mas eu num sei si o vídeo saiu [na internet
C - [A:h
ESTÁ: AR-RA-SA-DA
E – (sei dev/ dvi se poço homem)
A – [é::h ((entre risadas))
B – [u:: filho dela de 13 anos viu: o:/os vídeos i:::... quem sabe
C – O/ o filho dela viu?
((espanto))
D – O filho dela viu?
B – Viu:: ((entre risadas sarcásticas))
C – Viu?
T – [Num se::i
A – [Cla::ro ele quiri aprendê cum a profissional né? Com certeza((em
tom agudo))
D – [Nã/ [eu fic/
A – [Com certeza [ele quiria pega umas dicas já
E –
[o filhu dela::
B -
[NÃO o:: filho dela num devi tê vi::sto... Maizê: ela falo um depime:nto
lá:: sobre o filhu dela
A - NÃ:O ela falo qui ela num quiria qui ele visse qui ela mando disligá
[a internet da casa inte:ra
B - [C
num/
B – [[Neah:: La corto internet do filhu e o filho tava lá jogando
enquantu tevi qui pará d jogá pur casa qui a mãe ((encerra a frase por estar
brincando apenas))
A – [[(initeligível)
A – Eli ta inventandu [história
D - [Nã:o
mas axu queli já oviu fala gum causo né?
B – Maizi vi:u c axi quele também num vai ficá bitoladu i [vai prucura
A
- [Masele
é u filhu da Carolina Dieckman c axa q Eli vai saí: da casa de:Le pa i [puma
lan HA:USE?
B – [Numa:
lan hause pá pesquisá... fotus da mãe [((termina em risadas))
A - [((risadas))
D – Vo ponhu má fi:u mamãe ta nua mermo o [é
MINTI::RA? ((em tom de zombaria))
A - [((risadas))
D – (vambora ai a gent)
A – ((risadas))
D – (Eu axu melhó)
Após a leitura
do livro Análise da Conversação de Luiz Antônio Marcuschi, foi muito importante a oportunidade de constatarmos os princípios de análise aprendidos na obra por meio da prática.
Através do trabalho de Corpus da Fala pudemos ver como se dão os fenômenos
interacionais durante um discurso, a organização presente no texto conversacional, a
dinâmica em que se dão os tópicos discursivos, os diversos marcadores conversacionais existentes. Em suma pudemos realmente ver em ação todos os fenômenos do discurso.
A constatação dos fenômenos do discurso, na
realidade, foi possível somente numa segunda análise da transcrição feita pelo grupo. Primeiramente a
transcrição foi nosso objeto de aprendizado. Tomamos conhecimento de diversos
sinais usados para marcar a conversação como reticências, colchetes, parênteses para dar ordem e sentido aos turnos
dos falantes, vimos como os falantes selecionam os Marcadores Conversacionais e
suas ocorrência dentro da fala. É um trabalho de atenção se fazer uma
transcrição e também de paciência para voltar um trecho da gravação diversas
vezes até conseguir registrar todos os fenômenos lingüísticos de tal trecho.
O mais interessante foi que através da
transcrição, fomos capazes de produzir uma prova que contesta a idéia de que a
fala é aleatória e isenta de organização. Pela análise do discurso fica muito
claro que a fala é bastante complexa, e talvez muito mais organizada que a
própria escrita por a todo instante ser confirmada a sua aceitabilidade por
meio da utilização dos MC`s.
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